2022-08-16

SUSTENTABILIDADE 2022

Setembro de 2022 traz consigo a segunda edição das conferências internacionais REBOOT: Artistic Sustainability – Beyond Green, que arranca às 09h00 da sexta-feira dia 9 no espaço de Le Carreau du Temple em Paris. Regressa assim um programa de eventos variados com o objetivo de potenciar as dinâmicas criativas e incrementar a responsabilidade social à escala planetária, depois do sucesso da primeira edição que reuniu relevantes nomes internacionais.

Artistas, curadores, programadores, colecionadores, pensadores, ativistas, políticos e intervenientes das mais diversas esferas do mundo da arte convergiram para o Atelier Joana Vasconcelos em Lisboa – com transmissão direta online para o mundo inteiro – para refletir sobre os desafios do presente e tentar encontrar sugestões de futuro. A temática mantém-se atual, mas a edição deste ano traz novas abordagens sobre perspetivas acrescidas:

• O futuro dos museus. A herança de Denon: sentido e delimitação de um espaço que atribuiu  valor e significado  à criação artística
  • Arts & Crafts. A revalorização do artesanato, a Nova Bauhaus, a produção e comércio sob o domínio da Ética para um mundo mais sustentável
  • Arte & Gastronomia. Das relações entre os dois universos autorais na era do superchef

Entre os nomes confirmados para enveredar por estes e outros conceitos encontram-se, por exemplo, Bernard Blistène (ex-diretor do Museu de Arte Moderna do Centro Pompidou), Adeline von Furstenberg (Art for the World, curadora e mecenas), Demetrio Paparoni (curador e crítico de arte), Graça Fonseca (ex-ministra da cultura), Olivier Reneau (jornalista especializado em arte, arquitetura e gastronomia), Pierre Hermé (chef) ou Natalia Vodianova (embaixadora da boa vontade do Fundo de População das Nações Unidas).

Organizada pelo segundo ano consecutivo pela Fundação Joana Vasconcelos, em colaboração com a MG Boutique de Serviços e com curadoria de D. André de Quiroga, a REBOOT: Artistic Sustainability – Beyond Green afirma-se como uma plataforma internacional de debate de ideias, incrementando o intercâmbio de talentos e a possibilidade de colocação de bolseiros estudantes de arte em instituições internacionais.

Ou como explica a artista plástica: «Desde 2012, a Fundação Joana Vasconcelos desenvolve atividades diversas nas áreas da educação e responsabilidade social para o campo das artes. Há vários anos que a Fundação atribui bolsas para estudantes de arte no ensino superior e pretende estender esta ação a instituições de países para além Portugal, representando a REBOOT um passo importante nesse sentido.  Criando uma reflexão que tenta espelhar as diferentes nuances do pensamento contemporâneo, e contribuindo para um futuro de maior consciência cívica, de acordo com os princípios de igualdade, liberdade e fraternidade que queremos ver no mundo.»

Fazendo juz ao princípio de base destas conferências, o esforço de internacionalização concretiza-se com a mudança de palco para Paris, numa altura em que inaugura também a Árvore da Vida de Joana Vasconcelos, importante instalação site-specific criada para a Capela do Castelo de Vincennes. Dez anos depois da mostra individual no Palácio de Versalhes (a mais vista em França em 50 anos, com um recorde de 1,6 milhões de visitantes), a artista contemporânea regressa a um importante monumento histórico no âmbito da Temporada Cruzada Portugal-França 2022. Com uma obra que se afirma, também ela, como um símbolo de sustentabilidade e pujança de futuro, patente a partir de 14 de setembro e até 15 de janeiro de 2023.