2022-03-23

RECOLHA DE BENS PARA A COMUNIDADE UCRANIANA

«Somos todos chamados a defender a Ucrânia ou a fazer o que estiver ao nosso alcance para ajudar os ucranianos neste momento tão difícil. Recebê-los em nossa casa ou enviar-lhes aquilo que lhes faz falta. Neste momento, a Ucrânia simboliza a nossa democracia e a nossa liberdade.» Joana Vasconcelos

Perante o que está a acontecer na Ucrânia, o Corpo Infinito e a Fundação Joana Vasconcelos associam-se a uma iniciativa de recolha urgente de bens promovida pela L’Agence Donative. As doações podem ser entregues todas as terças e quintas, das 17h às 19h, no Atelier Joana Vasconcelos (Edifício Gonçalves Zarco, Rua da Cintura do Porto de Lisboa - Doca de Alcântara Norte), que se transformará num posto de operações de logística e ajuda humanitária.

Todos os produtos serão sujeitos a uma triagem rigorosa durante o ato de entrega, pelo que se pede especial atenção em relação às tipologias de produtos pretendidas, de forma a otimizar este processo:

A enviar para orfanatos/centros de acolhimento de menores na Ucrânia e países vizinhos: roupa nova para crianças e bebés (inclui roupa interior e calçado); alimentos não perecíveis (polpa de fruta, papas, leite em pó, bolachas, cereais ou outros produtos); artigos de higiene (fraldas, cremes, loções); livros para colorir, brinquedos, peluches, lápis/canetas e outras atividades; chupetas, biberões; quaisquer outros produtos que possam ser considerados essenciais.

A ser entregue a refugiados ucranianos em Portugal: roupa nova para adultos, jovens, crianças e bebés; alimentos não perecíveis (enlatados, barras energéticas, arroz, azeite, massas, farinha, sal, açúcar ou outros produtos); artigos de higiene (fraldas, toalhitas, saúde feminina, gel de banho, champô, sabonete, escovas e pasta dentífrica, papel higiénico, desodorizantes, máscaras); detergentes; livros para colorir, brinquedos e outras atividades para crianças; quaisquer outros produtos que possam ser considerados essenciais.