Educação

A Fundação Joana Vasconcelos assume como um dos seus objetivos principais o apoio à educação pela Arte, através da atribuição de bolsas de estudo e de investigação ou de subsídios a projetos e iniciativas no domínio das artes.

A Fundação apoia, também, iniciativas que contribuam para a divulgação e o desenvolvimento de uma educação artística e cultural, através de consultoria criativa a iniciativas externas, acolhendo no seu espaço atividades culturais e pedagógicas e, ainda, realizando visitas guiadas ao atelier da artista.

Enquadra-se nesta área a participação regular de Joana Vasconcelos em conferências e debates, onde a artista oferece o seu contributo para a discussão em torno do papel das artes e da cultura na sociedade, ou a sua visão sobre temas relevantes para a construção de um mundo melhor.

FIA TALKS

Por ocasião da edição de 2018 da Feira Internacional de Artesanato de Lisboa – FIA, Joana Vasconcelos juntou-se aos criadores de moda Filipe Faísca e Nuno Gama numa mesa-redonda sobre «A herança cultural no design contemporâneo».

PROTOCOLO COM A ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO – INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA

A Fundação Joana Vasconcelos celebrou um protocolo de colaboração com a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (ESELx) para a realização de estágios curriculares de alunos da Licenciatura em Mediação Artística e Cultural.

JOANA VASCONCELOS – TOURNÉE EDUCATIVA

A Fundação Joana Vasconcelos desenvolveu, em parceria com a Académie de Nice, um projeto pedagógico inédito - Joana Vasconcelos – Tournée Educativa, que irá circular pelas escolas da área francesa de Côte d’Azur.

QUEM DÁ MAIS?

A Fundação Joana Vasconcelos apoia a iniciativa «Quem dá mais» - venda organizada pelos alunos do 2.º ano de Mestrado da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto com o objetivo de financiar uma viagem de estudo a Itália e possibilitar a participação todos os estudantes, independentemente da sua disponibilidade financeira.

"Os Piratas"

A Fundação Joana Vasconcelos apoia o espetáculo infantil “Os Piratas”, pelo Teatro de Animação de Setúbal, em cena no Teatro de Bolso e no Fórum Municipal Luisa Todi, em Setúbal.

DESIGN THE FUTURE

Joana Vasconcelos dá o seu testemunho como artista plástica na plataforma design the future, promovida pela Fundação Vodafone com o objetivo de partilhar testemunhos de profissionais de todas as áreas de atividade para ajudar os jovens no momento da escolha do seu percurso académico/profissão.

LUZ - UM DOCUMENTÁRIO SOBRE DANIEL MIGUEL

Cláudia Silva e Joana Teixeira, estudantes de Audiovisual e Multimédia da Escola Superior de Comunicação Social, realizaram um pequeno filme sobre Daniel Miguel, que, após ter realizado um estágio ao abrigo da Fundação, é hoje parte da equipa da artista.

Concurso “A Magia da Leitura”

O concurso de ideias “A Magia da Leitura” promovido pela associação INCLUIR+ levará o vencedor a realizar um estágio no Atelier Joana Vasconcelos.

BOLSA JOANA VASCONCELOS - UNIVERSIDADE DE ÉVORA

A Fundação Joana Vasconcelos estabeleceu um protocolo com a Universidade de Évora, com o objetivo de atribuir bolsas anuais a estudantes desta instituição.

Cumprindo um dos seus principais objetivos – o apoio à educação artística – a Fundação atribui anualmente, desde 2015, a Bolsa Joana Vasconcelos a estudantes da Universidade de Évora, de nacionalidade portuguesa, de baixo rendimento económico e com aproveitamento escolar, que frequentem os 2.º e 3.º anos do 1.º ciclo dos cursos de Artes Visuais - Multimédia ou Design e/ou alunos do 1.º ano do 2.º ciclo em Práticas Artísticas em Artes Visuais ou Design, do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Évora.

ABERTURA DE ATELIÊS DE ARTISTAS

O Atelier da artista Joana Vasconcelos aderiu, mais uma vez, à Abertura de Ateliês de Artistas, promovido pela Associação Castelo D'If. Esta iniciativa, que conta já com a sua 5ª edição, deu a conhecer ao público dezenas de ateliers de artistas em Lisboa, entre os dias 17 e 19 de outubro.

3.º PRESENTE NO FUTURO 2014 – À PROCURA DA LIBERDADE

Joana Vasconcelos participou no 3.º Encontro Presente no Futuro, organizado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, que reuniu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, nos dias 3 e 4 de outubro de 2014, mais de 50 oradores nacionais e estrangeiros para debater o tema da Liberdade.

SIRI HUSTVEDT NO ATELIER JOANA VASCONCELOS

No dia 22 de maio de 2014, Joana Vasconcelos recebeu no seu atelier a escritora Siri Hustvedt para o lançamento do seu livro, O Mundo Ardente.

FÓRUM GLOBAL 2030 - PORTO

Joana Vasconcelos participou no debate integrado no Fórum Global 2030 - Porto, sob o tema “A cultura num mundo global e na sociedade da informação”, que teve lugar no passado dia 1 de outubro de 2013, no Porto, numa parceira entre a Associação Árvore e o Centro Nacional de Cultura.

TVI 20 ANOS 20 VALORES

Joana Vasconcelos integrou o júri da iniciativa 20 Anos, 20 Valores, levada a cabo no âmbito das comemorações dos 20 anos da TVI, e que reuniu os 20 melhores alunos com 20 anos de idade, de 20 áreas de formação diferentes, desafiando-os a apresentar a sua visão de futuro ou um projeto que prevejam que possa fazer a diferença na sua área de especialidade.

©2018 Fundação Joana Vasconcelos. Todos os direitos reservados.